segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Projeto de Leitura

PROJETO DE LEITURA Ler é bom, experimente!

Disciplina: Curso de Extensão Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade

Professora: Bernardete Meneghetti Pase

Alunas: Cassiana Somavilla, Daiane Fagan, Denize Rangel, Eliana Parreira e Giana Somavilla.

Público Alvo – Alunos de 1º ao 5º ano da Escola Municipal Castro Alves

Período de Realização – Ano letivo de 2011


Objetivo Geral – O objetivo maior deste projeto é estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o seu repertório cultural a fim de sensibilizá-los e capacitá-los para a importância da aquisição de hábitos de leitura.


Objetivo Específico

- Estimular nos alunos o comportamento leitor e escritor;
- Ampliar o repertório com vistas às produções escritas;
-Desenvolver diferentes propósitos de leitura;
-Trabalhar linguagem escrita e produção de texto;
-Estimular a produção de texto oral com destino escrito;
-Identificar as características de diferentes gêneros textuais.

Problematização - A escola não dispõe de um espaço adequado para a prática da leitura. Esta deficiência acarreta um baixo rendimento na aprendizagem. A partir desta realidade, pensou-se em um projeto para introduzir a leitura em sala de aula e modificar esta realidade, tornando-a uma ferramenta fundamental para a construção da aprendizagem.


Metodologia

A iniciativa para a realização deste projeto partiu da percepção da professora em relação ao baixo rendimento de seus alunos em sala de aula. A partir desta necessidade e com base nos registros de avaliação dos anos anteriores foram estabelecidas algumas metas a serem cumpridas, tais como: ler em voz alta para os alunos todos os dias, fazer com que os alunos lessem um livro por semana, estimular o reconto das histórias lidas em sala de aula, organizar atividades individuais e coletivas de produção escrita e estruturar um projeto coletivo de produção de um livro.
Para a concretização do projeto será necessário a organização de espaços apropriados para as novas atividades. Assim, os acervos que estão guardados e sem acesso por parte dos alunos ganharão um espaço adequado com mesas e armários. Para tornar a nova biblioteca mais atraente, almofadas, pufes e fantoches passarão a fazer parte da decoração.
Os pais serão convidados a conhecer o projeto e incentivados a ler para os filhos ou a pedir que as crianças recontem as histórias lidas na escola.

Avaliação
Todas as atividades de leitura e escrita realizadas na escola serão registradas pelos professores por meio de planilhas subdivididas por itens de avaliação. Nos exercícios de produção de texto, serão observadas a pontuação, a ortografia, a organização do enredo, as características do gênero proposto e a sequência temporal. Para os menores que ainda não são alfabetizados, a avaliação se dará por meio de ditado com a finalidade de verificar se a criança avançou ou não no conhecimento sobre o sistema de escrita. As planilhas serão discutidas e analisadas nas reuniões pedagógicas, assim como os avanços e as dificuldades de cada grupo de alunos, para planejar em conjunto o desenvolvimento de novas atividades e os programas de formação dos docentes. Ao fim de cada semestre, os textos produzidos pelos alunos poderão se transformar em capítulos de um livro coletivo.
Este objeto de aprendizagem foi desenvolvido a partir da teoria da aprendizagem de Vygostky, que defende que as atividades pedagógicas devem contar com a participação ativa dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com esta teoria, o sujeito acaba por ser o resultado da sua própria atividade e se orienta por motivos pré-estabelecidos. E é justamente neste contexto de interação que entra o papel do professor como mediador do ato educativo, uma vez que a sua função é planejar as atividades a serem desenvolvidas com base em objetivos claros e bem definidos. Assim, é possível promover uma aprendizagem significativa capaz de ampliar o nível cognitivo dos aprendizes.
Ainda de acordo com Vygostsky e a sua teoria histórico-cultural da actividade, toda atividade humana é mediada pelo uso de ferramentas, que são fruto da criação e transformação humana, por isso assumem grande relevância na maneira como o indivíduo se relaciona com o mundo real, como controla o seu comportamento e como se relaciona com os outros indivíduos.

Referências Bibliográficas

VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1998.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

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